Desde quando a AMARO começou sua operação, todos os funcionários que entravam para o nosso time realizavam treinamentos nas primeiras semanas para entender melhor da sua função e as ferramentas de trabalho. Com o tempo, esse treinamento foi se aprimorando até que no fim do ano passado, o time de Talent criou o AMARO Empower, um programa de onboarding, ou seja, o processo de integração para novos colaboradores composto por um treinamento de quatro dias e dois meses de acompanhamento próximo da equipe de Talent

about-amaro-empower-.jpg

Em pesquisas sobre as melhores práticas na área de Desenvolvimento Humano, percebemos o processo de onboarding robusto e bem estruturado vem ganhando um grande destaque, sobretudo nas empresas de tecnologia e startups, como forma de reduzir o período de confusão tão comum quando se depara com o novo ambiente de trabalho. No caso da AMARO, também acrescenta a novidade em relação às ferramentas tecnológicas usadas no dia a dia que ainda são muito desconhecidas no Brasil. Por isso, o objetivo é que o novo funcionário comece em sua área mais bem preparado, com a maior parte de suas dúvidas sanadas, entendendo como trabalhamos, em que acreditamos, o que valorizamos e onde queremos chegar.

Não foi à toa que escolhemos este nome. AMARO Empower surgiu da intenção de provocar em novos funcionários o sentimento de fazer a diferença na empresa. Algo que radiasse senso de autonomia e empoderamento individual para que pudessem começar com desejo de contribuir com o que cada um deles tem de melhor.


Como funciona?

No primeiro dia de trabalho o funcionário é recebido com um café da manhã superespecial e entra na nossa sala de treinamento, onde ficará os quatro primeiros dias com palestras do CEO, apresentação dos Heads de todas as áreas e treinamento das ferramentas tecnológicas que usamos internamente. Em alguns momentos, faz visitas a manufatura e logística para entender, ao vivo, como funciona a operação. Por fim, passa a parte da tarde do último dia numa de nossas Guide Shops, onde tem a oportunidade de entender o trabalho da equipe de vendas, que introduz aos clientes um jeito inovador de consumo. Ainda ganha um cupom de vale presente que lhe proporciona a experiência de compra AMARO.

about-amaro-empower-2.jpg

Ao iniciar em sua work station no quinto dia, cada funcionário recebe um kit de boas-vindas com chocolates Lindt (afinal, dois de nossos founders são suíços), caderno e squeeze personalizados, e um balão que sinaliza quem é o novato da área. Isso facilita aos colegas reconhecerem e acolher bem quem chega.

E não acaba por aí. Ao longo de dois meses, cada um recebe um buddy, um funcionário com mais tempo de empresa que serve como padrinho, responsável por ajudar o recém-chegado com dúvidas de sistemas, da nossa cultura e das atividades rotineiras da área de atuação. O buddy também ajuda a área de Talent a aprimorar ainda mais suas ações de desenvolvimento do novo talento, pois fornecem feedbacks periódicos à área acerca da adaptação do mesmo. 


 Todo esse ciclo é porque acreditamos que nossos talentos são únicos do mercado. Antes de entrar passam por um processo rigoroso de seleção, com várias etapas de análises. Nada mais justo do que se sentirem acolhidos em sua entrada e, principalmente para demonstrarem rapidamente todo o potencial que possuem. O que mais queremos são pessoas motivadas para levar a diante a convicção de que criatividade e tecnologia são ilimitadas.